Primavera P6 EPPM R8

Acompanhe a evolução de cada release da solução mais completa de planejamento, gerenciamento e execução de projetos, programas e portfólios: Primavera P6 EPPM R8.
 

Primavera P6 EPPM R8.4

Novidades P6 interface Web

•  Novos atributos de pesquisa e visualização dos detalhes de recursos como ID do Recurso, Nome do Recurso, Função Primária, e-mail, Telefone ou Localização.

•  Update Baselines, esta funcionalidade antes existente apenas na interface Cliente-Servidor passa a fazer parte das ferramentas na interface Web. Com a ferramenta é possível atualizar linhas de base existentes com dados do cronograma corrente.

•  Adição de nova coluna na sequência da coluna destacada. Nas versões anteriores, quando uma nova coluna era adicionada à lista de colunas, esta nova era exibida sempre no final da lista, agora a nova coluna selecionada será exibida na sequência da coluna ativa destacada.

•  Atribuição de relacionamento pelo ID das atividades. Esta funcionalidade permite que uma atividade atribuída como predecessora ou sucessora possa ser alterada sem precisar remover o relacionamento e adicionar um novo, a alteração pode ser realizada diretamente no relacionamento modificando o ID da atividade vinculada.

•  Função View Service Status a partir da tela de EPS. Nas versões anteriores, a visualização de serviços em execução e completados podia ser acessada somente pela página de atividades, obrigando o usuário a abrir um projeto para acessar à tela. Neste release, a opção de visualização de status dos serviços pode ser acessada também através da página de EPS.

•  Visualizar usuários nos projetos. Um novo botão foi adicionado à tela de abertura de projetos, permitindo que você visualize quais usuários estão utilizando o projeto e permite que sejam enviados e-mails a um ou a todos estes usuários.

•  Definir perfil de segurança de projeto ao atribuir usuários a uma OBS – Permite que seja definido qual o perfil de segurança de projetos será vinculado ao usuário naquela OBS na própria janela de seleção de usuários.

•  Atribuir múltiplos usuários a múltiplos itens de OBS – Permite que sejam selecionados um ou mais usuários para atribuir à uma ou mais OBSs em uma única ação.

•  Selecionar múltiplos valores nas configurações de emissão de relatórios – Permite que sejam selecionados um ou mais parâmetros na emissão de um relatório, por exemplo um Activity Code. Nos releases anteriores era possível definir apenas um valor na emissão, agora podemos selecionar um ou mais valores deste activity code simultaneamente.
 

Novidades P6 Professional (Interface Cliente-Servidor)

•  Serviços background nativos que permitem que o usuário continue trabalhando enquanto o serviço ainda é executado. A lista de serviços configurados são:

◦  Adicionar, Copiar e Atualizar Linha de Base;

◦  Importar arquivo XML do Primavera ou Microsoft Project.

OBS.: Estas funcionalidades não são válidas para instalações Stand Alone.

•  Aprimoramentos no Primavera Visualizer, permitindo:

◦  Adição de legendas nos cabeçalhos e rodapés;

◦  Adição turnos como intervalos de tempo no gráfico de Gantt;

◦  Cópia das configurações de barras dos gráficos;

◦  Gerenciamento múltiplos leiautes simultaneamente.
 

Novidades TEAM MEMBER

Team Member é uma aplicação para registros de status e apontamento de horas, que permite a comunicação rápida e eficiente das equipes em campo com os gerentes, planejadores e stakeholders, que necessitam o quanto antes das informações dos projetos.

Visão de Timesheets (planilhas de horas) – A nova visão de Timesheets no Team Member 8.4 permite agora que você informe/ atualize informações de trabalho (horas de recurso) nas atividades e as envie para aprovação. Anteriormente esta funcionalidade era exclusiva da ferramenta P6 Progress Reporter.

Configurações da Aplicação – Novas configurações relacionadas às planilhas de horas, como:

◦  Defina o número máximo de planilhas de apontamento que podem ser acessadas;

◦  Defina regras e privilégios para editar apontamentos e atividades não iniciadas;

◦  Defina o número máximo de horas que os recursos podem apontar no dia ou no período;

Informe de horas cumulativo – informe apenas as horas realizadas no período, sem a necessidade de somar manualmente com o total já realizado.

Configurando Preferências – defina as preferências de seu perfil ou formatação como e-mail, senhas, formato de datas, unidades e durações.

Atualização de Anotações – edite informações de Notebooks definidos para as atividades, adicionando descrições e formatando o texto.

Adicione Fotos – com o Team Member Mobile adicione fotos e vincule às atividades, estas fotos são gravadas no repositório de documentos configurado e outros usuários podem acessá-las através da lista de documentos das atividades.
 

Integrações Nativas com outras soluções Oracle

◦  Integração com Primavera UNIFIER
O Primavera Unifier fornece soluções para projetos de capital e gestão de portfolios, gestão de instalações e gestão imobiliária. Obtenha governança em todas as fases do projeto, desde o planejamento e construção a manutenção. Sua plataforma baseada na web otimiza e integra processos críticos de negócios, dados e documentos de toda a organização.

A integração do Primvera Unifier com o Primavera P6 contempla:

◦  Uma nova funcionalidade de integração permite que você exporte informações de Atividades, Recursos e Despesas para o Primavera Unifier e então realize análises de custos nestes dados.

◦  Atribua códigos da Estrutura Analítica de Custos (CBS – Cost Breakdown Structure) às atividades, alocações de recursos e despesas do P6 através do Unifier. Estes códigos são utilizados como agrupadores/ sumarizadores dos dados do P6 nas planilhas de custos do Unifier.

◦  Quando estes dados são exportados do P6, os projetos são vinculados através do Primavera Gateway, ou seja os Ids dos projetos do Primavera P6 são referenciados aos números de Projeto do Unifier.

◦  Desta forma podemos utilizar as funcionalidades avançadas de custeamento, fluxo de caixa e valor agregado do Unifier para analisar os dados do Primavera.

◦  Esta integração entre o Primavera P6 e o Unifier pode ser realizada via Job Service, ou seja por trás da aplicação e este Job Service pode ser programado para ser executado em horários específicos ou então sob demanda.

◦  Integração com Primavera PRIME

O Oracle Primavera Prime Capital Plan Management é uma ponderosa solução para planejamento de investimento de capital que permite que você rapidamente desenvolva e gerencie planejamentos de investimentos de capital a curto e longo prazo, assim você poderá estrategicamente responder às mudanças, alcançar o sucesso operacional e maximizar os retornos financeiros.

A integração do Primavera P6 com o Primavera Prime permite ações em duas diferentes áreas:

•  Gerenciamento de Riscos

Envie os dados de cronograma do P6 para o Prime e execute análises de riscos utilizando Monte Carlo, os resultados destas análises podem ser devolvidos ao Primavera P6 com as datas pessimistas estimadas para as atividades.

Três novos campos foram adicionados ao Primavera P6 para registrar estimativas de incerteza às atividades: Duração Mínima, Duração Máxima e Duração Mais Provável. Os dados informados nestes campos são utilizados pelo Primavera Prime nas simulações de Monte Carlo quando executando a análise de riscos.

Duas novas barras foram adicionadas à lista de barras do gráfico de Gantt no P6 para incorporar as informações de datas pessimistas resultados das análises de riscos: Barra de Pré-Resposta e Barra de Pós-Resposta.

•  Gerenciamento de Escopo

No P6 adicione atividades aos pacotes de trabalho e informe as datas realizadas e interligações (redes de precedência), os dados do P6 são enviados ao Prime para atualizar as informações de data e custos dos pacotes de trabalho.
 

Primavera P6 EPPM R8.3

•  As novas capacidades do Primavera P6 Enterprise Project Portfolio Management 8.3 (EPPM) permitem que as organizações aumentem o rigor e padronização no processo PPM, além de aumentar a flexibilidade e controle através de uma melhor comunicação, experiência do usuário e integração de aplicativos.

•  Novas funcionalidades do Primavera P6 Team Member facilitam sua adoção, aumentam a eficiência e melhoram a tomada de decisão e responsabilidade, permitindo maior visibilidade e colaboração por toda a empresa.

•  Uma série de novas funcionalidades de visualização oferece visão ainda mais completa por melhorar a apresentação dos dados complexos do projeto através de recursos robustos de relatórios gráficos.  A nova versão ajuda as organizações a alinhar programação, orçamentos e custos para garantir a integridade financeira dos projetos através de uma melhor integração com o aplicativo Primavera Unifier da Oracle.

Reduza custos, minimize riscos e entregue resultados para os stakeholders do projeto
 

•  Obtenha uma comunicação detalhada com cliente através de melhores funcionalidades para os gráficos de Gantt e diagramas lógicos.

•  Reduza  riscos do projeto utilizando novos filtros de distribuição de trabalho, aumente sua flexibilidade e ajude a garantir que os gerentes de projetos e diretores tenham a informação que precisam para identificar rapidamente os problemas que afetam os cronogramas e, assim, tomar ações corretivas mais eficazes.

•  Aproveite os novos recursos mobile para aumentar a produtividade da equipe de projetos e garantir que os colaboradores do projeto tenham a autorização necessária em tempo para executar seu trabalho.

•  Conte com melhorias na usabilidade e flexibilidade  e personalize nomes das colunas e layouts para alinhamento com os padrões corporativos. Utilize novas opções de importação/exportação para apoiar o contratante/ subempreiteiro / fornecedor mais eficaz e imprimir melhorias para satisfazer as diferentes necessidades de relatórios.

•  Agilize processos atualizando informações críticas capturadas na gestão de ordens de serviço e sistemas de gerenciamento de ativos a partir de interfaces com o Primavera P6 Team Member.

•  Integre Primavera P6 EPPM e Oracle Primavera Unifier, interligando-os. Atribua os códigos de custo do Primavera Unifier diretamente nas tarefas do Primavera P6 EPPM e automatize a sincronização de dados.
 

Primavera P6 EPPM R8.2

•  P6 Team Member: permite utilizar iPhone, tablets ou email para atualizar o progresso das atividades e a utilização de recursos do Primavera;

•  Crie um processo automático para que o Planejador do P6 aprove o progresso e utilização de recursos informados pelos usuários do P6 Team Member;

•  Abra um projeto no módulo Exclusivo;

•  Localização de Projetos e Recursos: permite identificar a localização geográfica dos projetos e recursos e sua visualização em mapas;

•  Melhorias no módulo de importação do MSProject: Atualize um projeto existente no Primavera com informações do MSProject;

•  Melhor controle e ajustes de impressão do gráfico de Gantt e tabela de atividades, recursos e EPS;

•  Novos eventos de notificação podem ser disparados a partir de Campos de Usuários (Udf);

•  Dados Históricos: o P6 Analytics permite agora guardar o histórico de datas e durações no nível de WBS e atividades;

•  Diversas melhorias na navegação e uso: copiar/colar, dissolver ligação, busca, novos formulários de Pendências, etc;

•  Novo assistente para instalação;

•  Melhorias na performance: no banco de dados, no servidor de aplicação e no browser.

•  Alinhe a execução, estratégia e os resultados

•  Reduza  o risco na tomada de decisões;

•  Remova os obstáculos e torne o desempenho dos negócios mais eficiente;

•  Acompanhe uma apmla gama de processos estratégicos, financeiros e operacionais;

•  Eliminar a aprovação desnecessária e atrasos de decisão;

•  Obtenha maior visibilidade e colaboração;

•  Aumente a velocidade e a qualidade da tomada de decisão, melhorando a produtividade individual e da equipe;

•  Responda de forma adequada e rápida às mudanças estratégicas, às expectativas dos clientes e ameaças competitivas;

•  Mensure constante e consistemente as métricas e KPIs para avaliar, em qualquer ponto, a qualidade geral de um portfólio, cronograma ou projeto.
 

Primavera P6 EPPM R8.1

•  Novo aplicativo para iPhone do Team Member;
•  Capacidade para visualizar status de tarefa via e-mail;
•  Melhorias na interface de usuário, para simplificar a navegação;
•  Aprimoramento de recursos para um melhor suporte de pessoal, atribuição e acompanhamento dos recursos do projeto;
•  Arquitetura de informação simplificada para reduzir o custo de propriedade e suporte de 11g BI Publisher;
•  Suporte para o Google Chrome.

Assegure o alinhamento entre estratégia, execução e resultados:

•  Elimine os obstáculos para tomada de decisão eficiente e melhor desempenho dos negócios;
•  Forneça aos stakeholders relatórios mais realistas em relação ao status e valor;
•  Elimine atrasos desnecessários nos processos de aprovação e decisão.

Amplie a gestão de projetos e portfolios por toda a empresa:

•  Personalize e escala das aplicações para atender às necessidades dos diversos papéis, funções e níveis de habilidade envolvidas com o projeto;
•  Garanta a disponibilidade de pessoas, habilidades e recursos, acompanhe a comunicação de ponta a ponta, aumentando a produtividade da equipe e o sucesso do projeto.

Registre as boas práticas e amplie os programas & projetos executados com sucesso:

•  Identifique fatores de risco e os efeitos das contingências de custos e prazos;
•  Identifique os fatores de risco e seu efeito sobre os custos e cronogramas;
•  Otimize a gestão de todos os recursos para o máximo de ROI;
•  Rapidamente identificar e implantar as pessoas mais qualificadas e disponíveis para o trabalho do projeto;
•  Ajuste portfolios e planos de projeto e, em caso de mudanças, avalie imediatamente o impacto nos recursos;
•  Entregue projetos e programas de qualidade com menos recursos.